Notícias de saúde
03 de setembro de 2010 (Bibliomed). Os jovens que querem perder peso deveriam passar mais tempo dormindo, de preferência, pelo menos oito horas por noite. É o que sugere um estudo americano publicado nesta semana na revista científica Sleep.
De acordo com a pesquisadora Susan Redline, que coordenou o estudo, curtos períodos de sono podem alterar cronicamente os padrões alimentares dos jovens, principalmente das mulheres. “O aumento relativo no consumo de gorduras entre aqueles que dormem menos, de 2,2% por dia, pode contribuir para aumentos cumulativos no consumo de energia, o que aumentaria os riscos de obesidade e doença cardiovascular”, destaca a especialista.
Avaliando 240 jovens com idades entre 16 e 19 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que dormiam menos de oito horas por noite durante a semana comiam maiores proporções de alimentos gordurosos do que aqueles que dormiam mais de oito horas todas as noites. E, para cada hora a mais de sono, a probabilidade de os participantes consumirem grandes quantidades de calorias de petiscos caía em 21%. Além disso, os resultados mostraram que a curta duração do sono também altera o horário da alimentação, o que “pode ser um estresse metabólico que contribui para disfunções metabólicas”.
Os especialistas explicam que reduções no tempo de sono podem alterar a taxa metabólica e afetar a produção de leptina e grelina - hormônios que regulam o apetite. E a restrição do sono também “pode aumentar as oportunidades para comer, iniciar respostas ao estresse que promovem comportamentos de busca por recompensa, como a ingestão de alimentos, e reduzir a motivação para fazer exercícios”. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação e para determinar as razões da diferença entre homens e mulheres nesse sentido.
Fonte: Sleep. 01 de setembro de 2010.
Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.
Veja também