Notícias de saúde
13 de setembro de 2011 (Bibliomed). A insônia é um mal que aflige um número cada vez maior de pessoas. No Canadá, cerca de 40% da população sofre com a falta de sono. A constatação é de pesquisadores da Universite Laval, que entrevistaram 2.000 pessoas.
Os pesquisadores consideraram insônia como a dificuldade para adormecer superior a 30 minutos, estar acordado longos períodos durante a noite ou despertar, pele menos, 30 minutos antes do planejado.
Os resultados mostraram que 40% dos entrevistados relataram ter sofrido pelo menos um dos sintomas na semana anterior. Quando questionados sobre a qualidade do seu sono, 20% dos participantes disseram estar insatisfeitos e 13,4% afirmaram apresentar todos os sintomas apontados na pesquisa.
O estudo descobriu que apenas 13% dos entrevistados consultaram um profissional de saúde sobre a sua insônia, enquanto 10% usaram medicamento de prescrição, 9% produtos naturais, 7% medicamentos sem receita e 5% bebidas álcool para pegar no sono.
Segundo os pesquisadores, as pessoas estão buscando resolver o problema da insônia sozinhas, o que pode ser perigoso, pois ela é uma doença que exige cuidados como as outras, e pode levar a outros danos a médio e longo prazos.
Os resultados foram apresentados no Congresso Mundial de Medicina do Sono em Quebec, Canadá.
Fonte: UPI, 9 de setembro de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também