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11 de outubro de 2011 (Bibliomed). Propagandas de alimentos podem influenciar bastante a alimentação das crianças, fazendo com que elas evitem alimentos saudáveis e prefiram aqueles que têm campanhas direcionadas especialmente para elas. Porém, um novo estudo traz boas notícias para pais que querem exercer um maior controle sobre a alimentação dos seus filhos. De acordo com pesquisadores da Texas Agricultural and Mechanical International University (EUA), as opiniões do pai e da mãe podem reduzir o impacto que as propagandas têm.
Em um experimento, pesquisadores exibiram desenhos a 75 crianças entre 3 e 5 anos de idade. Algumas das crianças viram também um comercial para batatas fritas, enquanto outras viram um comercial para fatias de maçã com molho.
Após a exibição, os pesquisadores ofereceram cupons para os alimentos que foram exibidos a elas. Alguns pais foram instruídos a incentivarem as crianças a aceitarem os cupons do alimento saudável, enquanto outros foram instruídos a não interferirem na escolha do filho.
Entre as crianças que viram o comercial das batatas fritas e cujos pais foram neutros no momento da escolha dos cupons, 71% escolheram os cupons para as batatas. Já no grupo de crianças que viu esse mesmo comercial, mas cujos pais incentivaram a escolha saudável, 55% das crianças escolheram as maçãs.
“As crianças claramente foram influenciadas pelos comerciais que elas viram; mas os pais não são impotentes”, explica o pesquisador Christopher Ferguson. “O encorajamento paterno para a alimentação saudável foi, até certo grau, capaz de desfazer a mensagem dos comerciais apesar de os efeitos dos pais serem menores do que nós previmos”, completa.
Fonte: Live Science 6 de outubro de 2011
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