Notícias de saúde
06 de julho de 2012 (Bibliomed). Uma condição pouco conhecida pode causar um problema estranho em adolescentes. Para algumas pessoas, o orgasmo pode provocar dores de cabeça muito intensas.
Foram registrados dois novos casos de adolescentes sofrendo desse fenômeno nos Estados Unidos. Os pacientes afetados eram um menino de 16 anos e uma menina de 18. Apesar de estranha e incômoda, a condição não oferece risco de vida.
A neurologista Dra. Amy Gelfand, da Universidade da California, acredita que é importante que as pessoas e profissionais da saúde se informem sobre essa questão. “Eu me pergunto se tem muitos outros adolescentes por aí que estão tendo esse problema e não estão contando a ninguém. É por isso que pediatras devem estar cientes disso, para que um adolescente não precise levantar a questão”.
A literatura médica mostra que cerca de 1% dos americanos já teve dores de cabeça causadas por relações sexuais.
Essas dores se dividem em duas categorias: uma que evolui gradualmente de acordo com a intensidade da relação sexual e outra que ocorre de forma explosiva juntamente com o orgasmo.
Uma possível explicação para a dor que evolui gradualmente é que ela pode estar associada à contração muscular que ocorre durante a atividade sexual. Já a dor explosiva pode ser causada por vasos sanguíneos particularmente sensíveis ao sexo.
Geralmente, o problema desaparece após alguns meses, mas ainda assim é importante que as pessoas busquem aconselhamento médico. “Para adolescentes, se eles estão passando por isso eles (precisam saber que) não são os únicos, por que é provavelmente é embaraçoso falar disso até mesmo com seus amigos. Eles precisam contar aos seus médicos, por que eles provavelmente recomendarão ressonâncias para esses jovens; e existem tratamentos (preventivos) que podem ajudar, para que eles não tenham que ter (o problema)”, explica a Dra. Gelfand.
Os novos casos foram publicados no periódico Pediatrics.
Fonte: Live Science, 2 de julho de 2012
Veja também