Notícias de saúde
06 de agosto de 2012 (Bibliomed). O medo do médico é muito normal, e pode complicar bastante a vida da pessoa afetada pela fobia, já que faz com que ela evite o profissional que tem as habilidades e o conhecimento necessários para manter o seu bem estar e curar doenças que possam estar afetando sua saúde.
Porém, o medo é algo irracional, que acaba dominando as decisões lógicas do indivíduo. A visita ao consultório médico pode trazer muita ansiedade e levantar questões de diagnósticos catastróficos, exames invasivos e tratamentos extremamente desconfortáveis.
Para que a saúde do paciente não seja comprometida é interessante que ele considere formas de combater e finalmente vencer seus temores. Veja algumas dicas podem ajudar com o problema:
- escolha um médico com o qual você se sinta confortável. Para isso, pesquise e peça recomendações a amigos.
- tente ver o profissional como um aliado à sua saúde, e não como alguém que poderá dar notícias ruins ou causar desconforto.
- evite pensar que o seu médico irá te julgar. Pessoas podem evitar procurar um profissional por não terem conseguido seguir os conselhos do médico. Ele poderá te ajudar a pensar em alternativas que facilitem o tratamento.
- Se prepare com antecedência para a consulta e tente manter uma regularidade anual. Dessa forma, você se sentirá mais confiante em relação à saúde do seu corpo e as visitas ao médico serão mais tranquilas.
Fonte: Metro US, 22 de julho de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também