Notícias de saúde
05 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A suspensão da importação de carne enlatada brasileira pelo Canadá com a alegação de suspeita de doença da vaca louca representa claramente uma retaliação do Canadá contra o Brasil, segundo afirmou um diplomata à Reuters.
Segundo ele, o Itamaraty não foi oficialmente comunicado da decisão canadense, mas espera que ela possa ser contornada. "Alegar que o mal da vaca louca como razão para a suspensão é uma atitude até irresponsável.
Isso pode até prejudicar o comércio do Brasil com outros países", disse o diplomata. Ele afirmou também que, como o Canadá tem permissão para retaliar o Brasil devido a questão de subsídios entre a Embraer e Bombardier, essa desculpa não precisaria ser utilizada.
Nesta sexta-feira, o Canadá anunciou a suspensão da importação de derivados bovinos enlatados e de caldo de carne provenientes do Brasil, além da retirada desses produtos que já se encontram nas lojas.
A justificativa oficial dos canadenses para a medida é a "preocupação com a doença da vaca louca". O governo do Canadá garante que as medidas recém-anunciadas "não estão ligadas à disputa comercial dos dois países no setor aeronáutico.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também