Notícias de saúde
Belo Horizonte, 13 de Fevereiro de 2002 (Bibliomed). Um evento importante será realizado na capital paulista nos dias 17 a 20 de fevereiro. O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo convidou especialistas de Pequim, Bombaim, Cidade do México, Buenos Aires, Lagos, Johannesburgo, Bangkok, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para apresentarem suas estratégias de ação contra a Aids.
O seminário "São Paulo discute Aids nas grandes cidades", que será realizado no Centro de Convenções Pompéia (SP), terá como patrocinadores a Coordenação Nacional de DST-Aids do Ministério da Saúde, além da Unaids, pertencente à Organização das Nações Unidas.
Os organizadores esperam encontrar respostas adequadas sobre a melhor maneira de se controlar a doença nas megacidades. Normalmente, os projetos sugeridos e desenvolvidos pelas organizações internacionais de saúde têm um padrão voltado para cidades de porte médio.
A epidemia de Aids na maioria dos países convidados para o evento está localizada nas grandes áreas urbanas.
O número de casos de Aids no Brasil é de cerca de 210.447 pessoas (de 1998 a março de 2001). Desde 1996, são notificados, em média, 20 mil novos casos por ano. A transmissão heterossexual representa algo em torno de 26,6% dos casos notificados (1980-2001), a homossexual 17,2%, a bissexual 9,8% e o uso de drogas injetáveis é responsável por 18,5% dos casos registrados. Entre menores de 12 anos, a transmissão do vírus da mãe para o filho é responsável por 90% dos casos notificados.
Cerca de 50% das pessoas com Aids morreram. Estima-se que o País tenha cerca de 597 mil portadores do vírus HIV. Desse total, devem ser incluídas as pessoas que já desenvolveram Aids e excluídos os óbitos.
Diferente da notificação dos casos de Aids, os dados de portadores de HIV são baseados em estimativas. Em média, a pessoa infectada pelo HIV demora entre 8 e 10 anos para começar a desenvolver os sintomas da Aids. Só então é notificado o caso.
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também