Notícias de saúde
23 de março de 2007 (Bibliomed). As rugas faciais de expressão são resultado do envelhecimento da pele, sobretudo das fibras elásticas aí presentes. Diversos fatores contribuem para o seu surgimento, destacando-se a exposição solar contínua e desprotegida, que conduz a uma desorganização destas fibras elásticas, fazendo com que a pele se torne rugosa e perca sua vitalidade natural.
Muitas propostas de tratamento para as rugas de expressão são lançadas no mercado, com destaque para a indústria de cosméticos, a qual se baseia principalmente no uso de cremes e pomadas, a fim de tentar restabelecer a elasticidade normal da pele. Uma nova modalidade de tratamento para as rugas faciais é o emprego de aparelhos de radiofreqüência bipolar à vácuo, conforme revelam pesquisadores em um estudo na revista Dermatologic Surgery, em Março de 2007.
Os autores afirmam que o uso de tal aparelho associa-se com uma inegável melhora da aparência e textura da pele, durante longo período de tempo. As pessoas que se submeteram a esta modalidade terapêutica relataram dor discreta durante o procedimento, porém demonstraram grande satisfação com os resultados obtidos.
Os eventos adversos mais comuns foram a vermelhidão da pele, no local de aplicação, queimaduras, inchaços, aparecimento de manchas, porém, todos ocorreram em baixa freqüência e foram transitórios.
Assim, os autores reafirmam a segurança e eficácia, do uso de aparelhos de radiofreqüência bipolar à vácuo, no controle das rugas faciais de expressão.
Fonte: Dermatologic Surgery 2007; 33 (3): 300 – 309 (March).
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também