Notícias de saúde
16 de abril de 2007 (Bibliomed). A hiperidrose é um tipo de manifestação dermatológica na qual o indivíduo apresenta suor excessivo nas mãos e nos pés, constantemente, o que muitas vezes gera constrangimentos sociais.
Um estudo produzido por pesquisadores da Universidade de Afyon Kocatepe, na Turquia e publicado no Dermatology este ano, procurou demonstrar se haveria alguma relação entre o desenvolvimento da hiperidrose e distúrbios de temperamento e caráter, como a ansiedade, fobia e o estresse.
Os autores desenvolveram um inventário psicológico, o qual foi empregado em pacientes com hiperidrose e insuficiência renal, assim como em portadores de outros problemas de saúde relacionados à nefrologia e dermatologia e na população geral de Afyonkarahisar.
A pontuação obtida pelos indivíduos com hiperidrose foi muito menor que nos outros grupos pesquisados. O total de pontos obtidos em relação aos tópicos persistência e dependência foi maior entre as pessoas com hiperidrose. Em relação aos dados sobre cooperação, autoconfiança e autodirecionamento, os indivíduos com hiperidrose tiveram melhores resultados em comparação com os demais grupos.
De acordo com os resultados alcançados, os pesquisadores concluíram que não há nenhuma relação entre hiperidrose e distúrbios de personalidade e/ou fobia social.
Fonte: Dermatology 2007; (DOI: 10.1159/000099589)
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também