Notícias de saúde
17 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A colite ulcerativa é uma doença inflamatória crônica que atinge o intestino grosso em extensão variável. Possui pico de incidência na faixa etária de adulto jovem e cursa com sintomas de diarréia sanguinolenta, dor na barriga, febre, mal estar e perda de peso. A enfermidade conduz a piora importante da qualidade de vida dos indivíduos afetados, requerendo acompanhamento médico constante de forma a conduzir terapia adequada para controle dos sintomas.
A relação entre o estresse emocional e a colite ulcerativa foi estudada por investigadores japoneses da Saga Medical School, que publicaram seus resultados na revista Journal of Gastroenterology. Participaram do estudo 50 pacientes com diagnóstico de colite ulcerativa e 21 voluntários sadios, os quais responderam a um questionário que avalia o nível de estresse emocional.
Os resultados revelaram que o nível de estresse era maior dentre os portadores de colite ulcerativa, em comparação aos indivíduos sadios. Além disso, os níveis sanguíneos de hormônios relacionados a estados de estresse foram superiores dentre os indivíduos com colite ulcerativa.
Dessa forma, os autores concluíram que na colite ulcerativa há uma hipersensibilidade dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Estes achados contribuem para elevação da resposta orgânica ao estresse emocional, o qual é intenso nos indivíduos doentes, culminando em piora dos sintomas da enfermidade.
Fonte: J Gastroenterol. 2007; 42 (7): 522 – 527 (Jul).
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também