Notícias de saúde
24 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Um estudo desenvolvido pela Dra. Sophie Jamal, professora na Universidade de Toronto (Canadá) relata que o medicamento nitroglicerina, usado para doenças do coração, pode aumentar modestamente a densidade óssea e diminuir a taxa de colapso do osso.
A pesquisadora e sua equipe realizaram de novembro de 2005 a março de 2010 um experimento com 243 mulheres em uma média de idade de 62 anos. Algumas receberam nitroglicerina e outras um placebo. Nenhuma das participantes já sofria de osteoporose ou tinha problemas com o metabolismo ósseo.
Os resultados mostraram que as mulheres que receberam nitroglicerina tiveram níveis mais altos de formação do osso e menor perda óssea. Houve um aumento de 6.7% na densidade mineral dos ossos da espinha lombar, 6.2% de aumento de densidade mineral no quadril, e 7% de aumento de densidade óssea no fêmur.
As mulheres que participaram do experimento apresentaram efeitos colaterais, sendo que o mais comum deles foi dor de cabeça. 35% das mulheres tratadas com nitroglicerina e 5.4% das mulheres que receberam placebo tiveram esse problema. Esses efeitos foram diminuindo durante o experimento.
O próximo passo para essa pesquisa (publicada pelo Journal of the American Medical Association) é estudar se a nitroglicerina, além de afetar a densidade óssea, pode reduzir o risco de fraturas.
Fonte: WebMD 22 de fevereiro
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também