Notícias de saúde
17 de março de 2011 (Bibliomed). Quem tem diabetes sabe que precisa monitorar a glicose todos os dias. Agora, novo dispositivo desenvolvido por cientistas da Arizona State University e médicos da Clínica Mayo vai acabar com as picadas diárias nos dedos. O sensor desenvolvido por eles mede a quantidade de glicose presente nas lágrimas do paciente.
Os pesquisadores afirmam que a glicose presente nas lágrimas pode indicar a quantidade dessa substância presente no organismo com mais precisão do que a do sangue. Jeffrey T. LaBelle, bioengenheiro responsável pelo estudo, diz que o problema com as atuais tecnologias de auto-monitoramento de glicose no sangue não é tanto o sensor, mas a dolorosa picada no dedo que faz as pessoas relutem em realizar o teste.
“Esta nova tecnologia pode encorajar os pacientes a verificar o açúcar presente em seu sangue mais frequentemente, o que poderia levar a um melhor controle de seu diabetes com um simples toque nos olhos", afirma LaBelle.
Desde que foi publicado no Journal of Diabetes Science and Technolog, no final de 2010, o estudo tem despertado o interesse da comunidade cientifica e de entidades que estimulam o desenvolvimento tecnológico. Para se comercializado, o sensor deve passar por testes em humanos para que sua eficácia seja comprovada.
Fonte: Site da Arizona State University, 15 de março de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também