Notícias de saúde
20 de julho de 2011 (Bibliomed). Pessoas que prestam cuidados a parentes que sofrem de demência podem ter que lidar com altos níveis de estresse. Uma pesquisa desenvolvida na Pennsylvania State University mostra que a participação dos pacientes em “creches para adultos” pode ajudar o cuidadores a sofrerem menos com esse problema.
150 cuidadores participaram da pesquisa. Cientistas pediram a essas pessoas que anotassem os seus humores e os dos parentes de quem eles cuidavam em dias em que o paciente ficou em casa e em dias em que ele foi ao centro de cuidados. Eles reportaram também sobre problemas de sono dos pacientes e agitação.
De acordo com os resultados da análise dos pesquisadores, os cuidadores tinham níveis mais altos de estresse antes de começarem a utilizar os centros de cuidados para adultos e também em dias em que o paciente ficava em casa. Outro resultado encontrado foi que problemas de sono e de comportamento eram mais comuns nos dias em que os pacientes não iam ao centro.
O pesquisador Steven Zarit explica que “membros da família que cuidam de pacientes com demência são suscetíveis a vivenciarem altos níveis de estresse. Uma forma de aliviar esse estresse é através do uso de um centro de cuidados para adultos, que permite a eles uma folga previsível das responsabilidades de cuidadores”
A pesquisa foi publicada em Journals of Gerontology Series B: Psychological and Social Sciences.
Fonte: UPI 18 de julho de 2011.
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também