22 de julho de 2011 (Bibliomed). Resultados preliminares de um estudo indicam que pode ter sido descoberta uma pílula diária que pode prevenir a propagação do HIV entre homens e mulheres heterossexuais.
No estudo pessoas foram tratadas com uma profilaxia de pré-exposição de tenofovir (que é um medicamento de combate o vírus da imunodeficiência humana) juntamente com emtricitabina (que diminui a disseminição do HIV).
Os participantes que receberam esse tratamento sofreram menos infecções do vírus do que os participantes que receberam o placebo.
O pesquisador Dr. Connie Celum, da Universidade de Washington (EUA), afirma que “esse estudo é o maior estudo até hoje que observa a eficácia da profilaxia de pré-exposição. O estudo demonstra que anti-retrovirais são altamente potentes e um ponto fundamental para a prevenção do HIV e deveria se tornar uma parte integral de efeitos globais para a prevenção do HIV”.
4.758 casais do Quênia e da Uganda participaram do experimento, sendo que nesses casais uma das pessoas estava contaminada com o HVI e a outra pessoa não.
O efeito da medicação descoberto pelo estudo fez com que o órgão americano de monitoramento de pesquisas (Data and Safety Monitoring Board) aconselhou que os resultados do estudo fossem publicados e que o segmento placebo do estudo fosse descontinuado.
A pesquisa foi apresentada na conferência da International AIDS Society.