Notícias de saúde
10 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Você sempre perde suas chaves? Esquece onde estacionou o carro? Um novo estudo realizado com pacientes de epilepsia sugere que a memória de orientação espacial pode ser beneficiada com tratamentos cerebrais envolvendo pulsos elétricos.
O estudo, desenvolvido na Universidade da Califórnia (EUA), estimulou profundamente o cérebro de participantes enquanto eles jogavam um videogame. No jogo, os pacientes dirigiam um taxi por uma cidade virtual, deixando passageiros em localidades específicas. Enquanto isso, os pesquisadores estimulavam ou o hipocampo (que desempenha um papel importante na formação de memórias) ou o córtex entorrinal (pelo qual sinais cerebrais devem passar antes que as memórias sejam formadas).
O experimento mostrou que os participantes tinham mais facilidade de se lembrarem das rotas do taxi enquanto seus cérebros estavam sendo estimulados, chegando até as localidades mais rapidamente e aprendendo rotas mais rápidas.
“É possível que com a estimulação, nós estejamos ajudando o hipocampo a formar memórias mais fortemente ao manipularmos a informação que entra (na estrutura)”, explica a pesquisadora Nanthia Suthana.
A estimulação profunda do cérebro já mostrou ser capaz de ajudar no controle de sintomas de doenças como o Mal de Parkinson e o transtorno obsessivo compulsivo.
Apesar de o estudo ter obtido resultados positivos, ele foi realizado com poucas pessoas (sete pacientes) e não se sabe se os mesmos efeitos poderiam ser obtidos em pessoas que não sofrem de epilepsia. Mais estudos são necessários para que essas perguntas possam ser respondidas.
A pesquisa foi publicada no periódico New England Journal of Medicine.
Fonte: Live Science 8 de fevereiro 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também