Notícias de saúde
22 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). As gripes são doenças comuns, de curta duração e que geralmente não parecem causar muito mal ao organismo. Mas de acordo com uma nova pesquisa, infecções virais como a gripe podem causar sequelas duradouras no cérebro.
Vírus causadores de doenças como a herpes e a influenza deixam as células do cérebro vulneráveis à degeneração quando o organismo atinge uma idade avançada, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças como o Parkinson e o Alzheimer.
Os vírus podem ter esse papel porque eles podem entrar no cérebro e desencadear inflamação, como uma resposta imunológica do corpo. Essa resposta pode causar danos às células do cérebro.
De acordo com o pesquisador Ole Isacson, da Universidade de Harvard (EUA), vírus e fontes similares de inflamação podem ser fatores iniciais de diversas doenças neurológicas.
De acordo com o estudo, o processo não se inicia após uma única gripe, mas ao longo dos anos, os danos se acumulam. Esse problema se une a estresses ambientais, provocando a morte das células e o desenvolvimento de doenças cerebrais. Variações entre o número de inflamações sofridas por uma pessoa podem acabar exercendo influência na idade do desenvolvimento de uma condição neurológica.
A pesquisa foi publicada no periódico Science Translational Medicine.
Fonte: Live Science 15 de fevereiro de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também