Notícias de saúde
17 de julho de 2012 (Bibliomed). A pressão alta pode trazer benefícios para alguns pacientes. A condição, que é geralmente vista como algo ruim, pode ser positiva para pessoas idosas que são especialmente frágeis.
Uma pesquisa recente mostra que em pacientes com mais de 65 anos e que não conseguiam caminhar por mais do que seis metros, a pressão alta fazia com que eles corressem chances 62% menores de morrerem dentro dos próximos cinco anos do que pacientes com pressão normal.
Porém, dentre aqueles com a mesma idade mas que não estavam fragilizados, a pressão alta não trazia benefícios, elevando os riscos de mortalidade em 35%.
De acordo com a pesquisadora Michelle Odden, a pesquisa mostra que adultos mais velhos são um grupo heterogêneo. “Algumas pessoas podem precisar de um pouco mais de pressão para manterem o sangue bombeando até seus órgãos essenciais”, explica ela. Com o envelhecimento, os vasos sanguíneos podem perder sua elasticidade, dificultando o bombeamento eficaz do sangue.
Os resultados da pesquisa estão de acordo com estudos publicados recentemente que afirmam que a diminuição da pressão sanguínea pode não ser um objetivo universal.
A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Internal Medicine.
Fonte: Live Science, 16 de julho de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também