Notícias de saúde
22 de agosto de 2012 (Bibliomed). De acordo com uma nova pesquisa, uma proteína encontrada no sêmem pode provocar a ovulação em fêmeas de mamíferos.
Essa proteína está presente em diversas espécies, inclusive nos humanos. Apesar de a pesquisa não demonstrar o efeito que ela tem na fertilidade humana, em vacas a substância pode ajudar no processo que possibilita a gravidez.
“Toda a idéia te ter uma substância química no plasma seminal do macho que afete o cérebro da fêmea e faça com que ela ovule é realmente nova para nós”, explica o pesquisador Gregg Adams, da Universidade de Saskatchewan (EUA).
Assim, a pesquisa sugere que a forma como o sêmem do macho é composto pode influenciar a gravidez da mulher, ajudando ou não no processo da fecundação.
Os mamíferos podem ser divididos em duas categorias: os que ovulam espontaneamente e possuem um ciclo menstrual regular, e aqueles que ovulam apenas quando têm relações sexuais. Antes os pesquisadores presumiam que era a relação em si que causava a ovulação da fêmea, mas o novo estudo mostra que o motivo pode ser outro.
O próximo passo para Adams e seus colegas é conduzir mais estudos com animais para avaliar se a quantidade do fator presente no sêmem que desencadeia a ovulação afeta também a fertilidade do macho.
O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Fonte: Live Science 20 de agosto de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também