Notícias de saúde
05 de setembro de 2012 (Bibliomed). As mulheres grávidas têm uma maior taxa de depressão não diagnosticada do que mulheres não-grávidas, afirmam pesquisadores norte-americanos.
Segundo estudo realizado nos Centros de Controle e Prevenção em Atlanta, nos Estados Unidos, uma em cada dez mulheres com idade entre 18 e 44 anos teve, pelo menos, um episódio depressivo no ano anterior à pesquisa, o que representa cerca de 1,2 milhões de norte-americanas. Apesar dos números serem alarmantes, mais de metade das mulheres não recebeu um diagnóstico de depressão e quase a metade não realizou qualquer tratamento de saúde mental.
O estudo, publicado no Journal of Women's Health, mostrou que a depressão afeta 16% das mulheres em idade reprodutiva, e que, quanto mais jovem a mulher, menores eram as chances de ser diagnosticada.
Segundo os especialistas, os profissionais de saúde devem ser treinados para identificar a depressão e encaminhar as mulheres para o tratamento adequado. Eles afirmam que um contato maior, com mais encontros entre profissionais e gestantes, poderia aumentar as chances de um diagnóstico correto.
Fonte: UPI, 30 de agosto de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também