Muitas pessoas acreditam que bebidas sem açúcar representam menos perigo aos dentes. Contudo, pesquisadores australianos descobriram que elas podem causar cáries dentárias em níveis semelhantes às bebidas açucaradas.
A cárie dentária é causada por ácidos que dissolvem as camadas do esmalte que recobre o dente. Bactérias presentes na boca consomem o açúcar e os hidratos de carbono, produzindo ácidos que levam à corrosão. Logo, o consumo de alimentos doces aumenta as chances de problemas dentários.
Realizado na Universidade de Melbourne, na Austrália, o estudo comparou 23 diferentes tipos de bebidas, com e sem açúcar, em 70 molares humanos e encontrou uma diferença estatisticamente insignificante nas taxas de cárie.
As bebidas foram testadas em dois grupos. Primeiro, os pesquisadores compararam 15 bebidas disponíveis em escolas australianas. Entre as bebidas vendidas para estudantes, com e sem açúcar, todas causaram cárie dentária, com exceção do leite. Em seguida, os pesquisadores compararam Coca-Cola, água e vários tipos de bebidas esportivas. A Coca-Cola, de longe, causou a maior deterioração no dente, enquanto a água foi a que menos prejudicou os molares analisados. Gatorade, Powerade, e Staminade, em forma líquida e em pó, também causaram cáries. As exceções foram Sukkie e Endura, que apresentaram alto teor de cálcio e não afetaram os dentes.
Os pesquisadores sugerem que as bebidas açucaradas, especialmente as ácidas, sejam trocadas por água com a maior frequência possível, e deve-se prestar atenção aos ingredientes – os cítricos e ácidos fosfóricos são os que podem causar mais cáries.
Fonte: Oral Health CRC, 30 de novembro de 2015
Excelente artigo!