Dores lombares atingem até 80% dos adultos em algum momento da vida. Contudo, estudo do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, Estados Unidos, mostrou que essas também são comuns entre crianças em idade escolar, afetando duas em cada cinco crianças.
Os pesquisadores promoveram uma revisão analítica de estudos já publicados sobre o tema e descobriam que dores lombares atingem cerca de 1% das crianças com idade até sete anos; 6% daquelas com idade entre sete e dez anos; e 18% das com idade entre 14 e 16 anos.
Não foi identificado um fator específico de desencadeamento das dores, sendo os mais comuns a prática de atividades físicas ou esportes de maneira errada; o crescimento corporal próprio da idade; lesões anteriores; ou histórico familiar.
O que chamou mais atenção no estudo é que apenas 7% das crianças e adolescentes acometidos por dor lombar procuram cuidados médicos, fato que aumenta a predisposição para dores e problemas mais graves no futuro.
Embora as causas da dor lombar das crianças sejam geralmente benignas, os autores do estudo recomendam um exame completo por um médico de cuidados primários para descartar qualquer causa mais séria.
O estudo foi publicado na revista JAMA Pediatrics.
Fonte: JAMA Pediatrics, 30 de janeiro de 2017
É muito triste saber disso… não tinha a menor ideia de que esses problemas também atingiam crianças.
muito bom esse artigo!!