Febre entre os jovens no mundo todo, o jogo de realidade aumentada Pokémon Go conquistou fãs de várias idades. Por onde quer se se olhe, tem alguém capturando as criaturinhas virtuais. Além da diversão, o jogo pode ter mais utilidades, como aproximar pais e filhos, estreitando os laços familiares.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pais e filhos deveriam procurar Pokémons juntos, aumentando, assim, o tempo de convivência entre eles. Outro ponto positivo levantado pelos pesquisadores é a prática de atividades físicas. Diferente de outros jogos, o Pokémon Go exige que o jogador saia de casa para jogá-lo.
Contudo, é preciso adotar algumas práticas de segurança, uma vez que têm sido relatados assaltos, quedas e outros tipos de acidentes por falta de atenção dos jogadores. O cuidado deve ser ainda maior quando crianças estão participando da brincadeira, uma vez que essas são mais sujeitas a se acidentarem.
A American Academy of Orthopaedic Surgeons publicou dicas para jogar “Pokémon Go” em segurança:
1 – Concentre-se em tudo ao seu redor: pessoas, objetos, obstáculos.
2 – Quando for atravessar uma rua ou entrar em um cruzamento, mantenha os olhos no entorno, e não no celular.
3 – Sempre espere o sinal de trânsito para atravessar uma rua.
4 – Preste atenção nos pedestres, carros e motos enquanto se locomove.
5 – Quando chegar a um meio-fio, olhe para cima, não para baixo.
6 – Pare ou saia do caminho dos outros pedestres se precisar usar o seu telefone celular.
7 – Evite o uso de fones de ouvido ou ajuste o volume para um volume que permita ouvir o tráfego e as coisas ao seu redor.
Fonte: Universidade de Michigan, press release