Ter amigos felizes pode te ajudar a ser feliz, é o que concluiu pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. Felizmente o mesmo não é válido para o contrário: ter amigos com depressão não vai te tornar depressivo.
Usando dados do The National Longitudinal Study of Adolescent to Adult Health, os pesquisadores analisaram mais de 2.000 estudantes norte-americanos de ensino médio. Eles examinaram como o humor dos jovens se influenciou mutuamente com a modelagem da propagação de estados de espírito através de métodos semelhantes aos usados para controlar a propagação de doenças infecciosas.
Os indivíduos foram classificados como tendo sintomas depressivos ou não de acordo com a pontuação de corte associada a um diagnóstico clínico de depressão. A equipe descobriu que ter amigos classificados com sintomas depressivos não influenciava aqueles com humor saudável, mas os indivíduos com humor saudável influenciavam positivamente aqueles com sintomas depressivos, reduzindo pela metade a probabilidade de desenvolver depressão, ou duplicando a probabilidade de se recuperar da doença ao longo de um período de seis a 12 meses.
Fonte: University of Warwick, press release
é por isso que as vezes é melhor ter amigo do quê ter dinheiro. kkkk